SI - SISTEMA DE INFORMAÇÃO



O papel do SI - Sistema de Informação sofreu uma mudança dramática ao longo das últimas três décadas, passando de uma passiva ferramenta de automação ou argumentação, para um dispositivo estratégico e competitivo de transformação das estruturas organizacionais.

Hoje é imprescindível que esse sistema seja flexível e integrado, para que se possibilite editar ou incluir novos processos sem comprometer o desempenho daquilo que já está em funcionamento, no qual todas as áreas da organização estejam envolvidas, canalizando as informações essenciais para todos os níveis que delas necessitem, levando todos à otimização.

É necessário, portanto, que ao incluir um novo componente no SI, este seja flexível e se integre com os demais componentes, o que vale para os BI. Não é possível citar um SI ideal, geral ou único para qualquer atividade que seja, pois, além da enorme quantidade de soluções disponíveis comercialmente, os desenvolvimentos não param, trazendo novos recursos a cada dia. No entanto, a integração é um ponto em comum entre todas as ferramentas que buscam colocar dentro de um único sistema todas as informações relativas a todas as áreas e unidades da empresa, seus clientes, seus fornecedores, inclusive a Web.